domingo, 21 de agosto de 2011

Festa de agosto em Montes Claros

  Montes Claros possui atualmente seis grupos de Congado, sendo um de Caboclinhos, dois de Marujos e três de Catopês que, entre os meses de maio e agosto, desfilam pelas ruas visitando casas e igrejas, devotando sua fé e suas crenças no poder divino.
  O ritual congadeiro, expressão da religiosidade negra que sobreviveu ao processo de imposição cultural, acontece em Minas Gerais durante os festejos de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Divino Espírito Santo, mesclando tradições africanas com elementos de bailados e representações populares luso-espanholas e indígenas.
  Os Marujos usam vestimentas com as cores azul e vermelho – o azul representando os cristãos e o vermelho representando os mouros. O capitão do terno vem à frente, com sua espada, conduzindo o cortejo; os Marujos trazem expressa, em sua arte, a fusão de várias tradições portuguesas, encenando grandes feitos náuticos e a vitória do catolicismo sobre os muçulmanos. Na sua música, a alegria e a tristeza sempre estão lado a lado, dividindo os versos, acompanhados por pandeiros, comuns às guardas de Congado de Montes Claros, e por cavaquinhos, violões e violas de 12 cordas.
   Os Caboclinhos retratam a figura do índio brasileiro, associado à Confraria de Nossa Senhora do Rosário. Seus trajes simbolizam as vestimentas indígenas, com enfeites de penas acopladas às roupas vermelhas.
 
Enquanto Catopês, Marujos e Caboclinhos rendem cânticos de louvor aos santos de devoção, acontece no mesmo período shows musicais, exposições artísticas, oficinas culturais, palestras e debates, além de barraquinhas de comidas, bebidas e de artesanato que atraem curiosos, admiradores e turistas da cidade e de todo o Norte de Minas.


Cablocos


Marujada



2 comentários:

  1. OLÁ
    COMO JÁ DISSE NO TEXTO ACIMA BELO TEXTO SOBRE A CULTURA E CERTAMENTE DO FOLCLORE DA REGIÃO.
    DEVEMOS SIM CONTINUAR INFORMANDO AS PESSOAS SOBRE A NOSSA REGIONALIDADE.
    PARABENS !!!!
    CONTINUE POSTANDO SEMPRE TEMAS INTERESSANTES.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ PEQUIZINHA

    COMO É INTERESSANTE A CULTURA DE UM POVO, A INFLUENCIA DOS NEGROS, INDIOS E PORTUGUESES NA NOSSA CULTURA
    CONTINUE VALORIZANDO A CULTURA DE SUA REGIÃO, SUAS SEGUIDORAS AGRADECEM E APRENDEM A CADA MAIS E MAIS

    ResponderExcluir