domingo, 21 de agosto de 2011

Catopês

   Atualmente contamos com três grupos de catopês, homens vestidos de branco com um “capacete” de longas e coloridas fitas, enfeitados de pedras e espelhos representam os africanos nesta festa de etnias.
Mestre Zanza, presidente da associação e preservação das caracteristicas originais das Festas é tambem o Comandante do Terno de Nossa Sra do Rosário.
Zanza, Mestre Zanza, apelido recebido do avô por ser um menino ativo, caminhador.
Sob seu comando dançam os filhos e os netos seguindo a tradição familiar de devotar parte dos recursos e do tempo na preparação e realização das festas!
João Farias tambem cumpre com seu papel de comandante trazendo pra dentro do terno familiares que garantirão a continuidade das tradições.
Seu Zé Expedito, o unico terno de Catopês que admite mulheres, é devoto de São Benedito, como os outros tem na familia o apoio e a certeza que deixara seguidores!


Mestre Zanza

2 comentários:

  1. Pequi Pensante,
    Está ótimo seu blog. Parabéns pela iniciativa de divulgar a Festa de Agosto de Montes Claros-MG. As pessoas precisam conhecer a nossa festa popular!A foto do Mestre Zanza ficou Show!!Este dia estava lindo!bjs,
    Jacqueline

    ResponderExcluir
  2. OLÁ PEQUIZINHA

    GOSTEI DE CONHECER MAIS UM POUCO DA FESTA

    SE PUDESSE ESTÁ AI, COM CERTEZA, ESTARIA PRESTIGIANDO SEU ZÉ EXPEDITO, JÁ QUE ELE ABRE SEU TERNO DE CATOPÊ PARA O SEXO FEMININO, LÁ ESTARIA EU!

    ResponderExcluir