quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Voleibol em Montes Claros

   “Aparentemente, o vôlei tornou-se, para o montes-clarense, uma nova paixão, que perde de pouco para a seresta, o pequi e a carne de sol”, relata Gledson Luiz Coutinho. Por isso, acredita que o clima reinante na cidade seja totalmente propício à implantação, em caráter regional, de um projeto elaborado e enviado ao ministro do Esporte, Orlando Silva de Jesus Júnior, em outubro de 2007, que dá uma nova dinâmica ao voleibol. O professor acha que se o projeto for implantado em Montes Claros, poderá dar a contribuição esperada e servir de modelo para outras regiões. “Sem dúvida, o vôlei é um esporte muito divertido e agradável, que não exige grandes recursos materiais. Mas, atualmente, apresenta uma limitação extremamente séria para a imensa maioria dos que aspiram a praticá-lo”, comentou.

   “Meu maior interesse, adianto aqui, é democratizar e estimular a prática do vôlei e do basquete na juventude brasileira. Seria mais um instrumento social de educação, mais oportunidades de autorrealização e de autoestima para atletas e novos empregos para técnicos e demais componentes das comissões técnicas”, ressalta o professor Gledson Coutinho, que enviou ao secretário Toninho da Cowan uma cópia da síntese de seu projeto encaminhado ao ministro Orlando Silva. Ele propôs ao Ministério do Esporte a implantação, tanto no vôlei como no basquete, de categorias baseadas na altura do atleta, desconsiderando a idade, para a disputa de campeonatos municipais, estaduais, regionais e nacionais, da mesma forma como no boxe e no judô existem categorias baseadas no peso dos praticantes.

   No projeto, o professor sugere três categorias de alturas para atletas e redes, tanto para homens como para mulheres, o que estimularia ainda mais a prática do vôlei em todas as regiões do País, inclusive no Norte e Nordeste, onde a estatura média é menor que nas outras áreas. O secretário Toninho da Cowan ficou honrado com o interesse que o time de vôlei de Montes Claros despertou no educador da UFMG e achou interessante o projeto sugerido por ele. Porém, acredita que a proposta dependeria de uma ampla discussão para ser implantada, porque ela deveria ser padronizada em todo o País para não haver prejuízo aos atletas que pleiteiam uma vaga nas equipes de alto rendimento. “De qualquer forma, a proposta é boa e poderia ser adotada nas cidades, em caráter experimental”, finaliza Toninho da Cowan.
  Texto retirado da internet.

Um comentário:

  1. O POVO DE MOC MERECE ESTES PROJETOS E ESTIMULOS AO VOLEI, AFINAL OS ATLETAS FAZEM POR MERECER, ELES TREINAM DURO, VESTEM E DEFENDEM A CAMISA!
    AGORA AI NÃO PODE NUNCA DEIXAR PARA SEGUNDO PLANO A CARNE DO SOL E O PEQUI, SUGIRO APÓS JOGO COMER UMA ARROZ AO PEQUI COM CARNE DO SOL ACEBOLADA, E NÃO ESQUECER DA FAROFINHA....

    ResponderExcluir