terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Vamos brincar do que?


Para os papais de plantão, segue uma lista de brincadeiras simples, mas que podem ser bem divertidas para brincar nas férias:
Pular elástico: Separe cerca de 2 metros de elástico (de roupa) e dê um nó. Posicione duas crianças em pé, frente a frente, colocando o elástico em volta dos tornozelos, para formar um retângulo. Um terceiro participante fará uma sequência de saltos, pulando para dentro, para fora e sobre o elástico, mas sempre com os dois pés juntos. Durante a brincadeira aumenta-se o grau de dificuldade: o elástico passa para a altura da canela, do joelho e depois da coxa. Quem errar cede o lugar para outra criança, e o vencedor será aquele que conseguir avançar na brincadeira por mais tempo, sem cometer erros.
Rouba bandeira: A brincadeira é composta por dois grupos, cada um no seu campo. No fundo de cada campo coloque uma bandeira (ou qualquer objeto, como uma bola). O objetivo é roubar a bandeira do time adversário e trazer para o seu campo. Mas o jogador que entrar no campo do time adversário e for tocado por alguém fica preso no lugar. Só pode sair se for "salvo" por um companheiro do time. Ganha a equipe que capturar a bandeira adversária e voltar para seu campo primeiro.
Cabo de guerra: Escolha uma área e trace uma linha no chão, dividindo-a ao meio. Cada time fica de um lado, segurando as extremidades de uma corda. Os participantes devem puxar a corda até que uma das equipes ultrapasse a linha no chão.
Queimada: Divida os times em campos separados e sorteie qual equipe vai começar a brincadeira. Um jogador desse time joga a bola no campo contrário com o propósito de alcançar um adversário. Se conseguir, o "queimado" é considerado prisioneiro e fica no fundo do campo adversário. Ganha quem fizer o maior número de "prisioneiros".
Opções como apostar corrida, pular corda, bets, passear com o cachorro, andar de patins ou de bicicletas e futebol também podem entrar nesta lista. O importante é ter boas ideias e se divertir!

4 comentários:

  1. OLÁ PEQUI

    TIVE BOAS LEMBRANÇAS COM SUAS BRINCADEIRAS, QUANTAS LEMBRANÇAS,AS CRIANÇAS HOJE NADA SABEM DISTO
    SUGESTÃO: LANÇAR UMA CARTILHA COM ESTAS BRINCADEIRAS: TEMA A SER TRABALHADO: BRINMCADEIRAS INFANTIS NO COMBATE A OBESIDADE.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela sugestão, eu adoreiiiiiiiiiiii.Vou fazer sim, será plano para 2012

    ResponderExcluir
  3. Eu AMAVA jogar ao elástico em pequena :D

    beijinhos ***

    ResponderExcluir
  4. Pequi,
    É preciso mesmo resgatar as brincadeiras infantis. Será que as crianças do século XXI conhecem estas brincadeiras ou somente estão envolvidas com os jogos eletrônicos?
    Parabéns pela blog!
    Jacqueline

    ResponderExcluir