segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A manga

Fiquei curiosa depois que vi tantas mangas caírem no chão hoje, então resolvi pesquisar sobre esta gostosa fruta.
A polpa é suculenta e muito saborosa, em alguns casos fibrosa, doce, encerrando uma única semente grande no centro. As mangas são usadas na alimentação das mais variadas formas, mas é mais consumida ao natural.Uma manga fresca contém cerca de 15% de açúcar, até 1% de proteína e quantidades significativas de vitaminas, minerais e anti-oxidantes, podendo conter vitamina A, vitamina B e vitamina C.
Graças à alta quantidade de ferro que contém, a manga é indicada para tratamentos de anemia e é benéfica para as mulheres grávidas e em períodos de menstruação. Pessoas que sofrem de cãimbras, stress e problemas cardíacos, podem se beneficiar das altas concentrações de potássio e magnésio existentes que também auxiliam àqueles que sofrem de acidose. Também há relatos de que as mangas suavizam os intestinos, tornando mais fácil a digestão. Na Índia, onde a manga é a fruta nacional, acredita-se que as mangas estancam hemorragias, fortalecem o coração e trazem benefícios ao cérebro. É também utilizada em afecções pulmonares (bronquite asmática, bronquite catarral e tosse), Gengivas inflamadas (gengivites, feridas na boca e no canto dos lábios). Úlceras de decúbito (escaras), úlceras varicosas.
Muito interessante as propriedades das mangas, mas é triste como elas são desperdiçadas nos quintais, as pessoas poderiam enviar todas as mangas para creches e escolas pois teria grande utilidade para as crianças.

3 comentários:

  1. OLÁ PEQUI

    BELA REPORTAGEM SOBRE A MANGA,VEJA QUANTA COISA ELA TEM E PODE DIMINUIR A FOME NESTE BRASIL, QUE TANTO SE FALA EM FOME ZERO
    VAMOS ABRAÇAR ESTA CAMPANHA TAMBÉM, DIVULGAR OS VALORES DA MANGA!
    AINDA BEM QUE VOCE TEM QUINTALCOM MANGAS...

    ResponderExcluir
  2. Imagina se pelo menos uma pessoa que tem quintal em casa não jogasse as mangas fora e sim fizesse doação, a fome de alguns poderia aliviar neste período

    ResponderExcluir
  3. passando pra uma visitinha! Boa essas informações sobre a manga, quando eu "estiver naqueles dias" vou me fartar delas! obrigada!!!

    ResponderExcluir