segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O Esporte em Cuba

"Apesar de Cuba ser um país pequeno, Cuba sempre manteve um bom nível na organização dos esportes e, hoje, atravessa um período especial, tendo alcançado bons lugares nas Olimpíadas. Esse grande destaque do esporte cubano, pode ser explicado pelo apoio dado pelo Estado, já que, apesar de Cuba não ser um país do 1.o Mundo, hoje representa uma grande potência no esporte, exatamente pelo esporte não estar ligado às riquezas de um país, e sim, ao nível de educação e ao nível técnico desse país.
Em Cuba o esporte sempre foi chamado de político, já que, muitos atletas utilizam-se do esporte para se opor ao socialismo, porém, o que existe, de fato, é uma política preocupada em desenvolver o esporte. O esporte é desenvolvido em Cuba com o apoio do povo e do governo.
Os grandes destaques de Cuba no esporte são: o boxe, primeiro esporte do país, vôlei e beisebol.
O Esporte como direito de todos é um dos lucros mais relevantes da Revolução cubana em matéria de direitos humanos. 
Hoje o 30% da população cubana tem um nível ótimo de eficiência física, como resultado da extensão desta prática a todo o país. Neste sentido, um papel muito importante lhe correspondeu ao estabelecimento da Educação Física como matéria dentro do Sistema Nacional de Educação, do qual se beneficiam 300 000 estudantes que se encontram matriculados nas áreas desportivas escolares em 29 modalidades desportivas.
O ensino do esporte inclui ademais aos centros de Educação Especial, onde são atendidos 56 000 estudantes, para quem se aplicam programas de educação física específicos".
Em Cuba, todos os eventos esportivos são gratuitos. O esporte nacional é o baseball, no entanto outros esportes, como futebol, também são praticados.
Pelo visto o esporte em Cuba é bem incentivado por isso podemos ver o grande time de Voleibol feminino sempre em finais de competições.Temos que dar parabéns para este pequeno país.

7 comentários:

  1. OLÁ PEQUI

    BELO ARTIGO FOI BUSCAR HOJE!
    SEMPRE NOS FOI PASSADO QUE FIDEL É HOMEM DE PULSO FORTE, QUE O CUBANOS SOFREM, QUE PASSAM POR PRIVAÇÕES, ETC ESTE BELO EXEMPLO DE DETERMINÇÃO E SUPERAÇÃO APRESENTADOS POR ELES DIANTE DOS ESPORTES JÁ SÃO DIGNOS DE MEDALHA!
    VALEU, ESPORTE TAMBÉM É CULTURA!

    ResponderExcluir
  2. OLÁ
    ADOREI SEU TEXTO PQ SEMPRE SOUBE DO NÍVEL EDUCACIONAL DOS CUBANOS, MAS DO ESPORTE NÃO TINHA ESTE CONHECIEMNTO, O QUE DEMONSTRA QUE EDUCAR E FORMAR O CIDADÃO NO SEU TODO, ISSO SIM É O QUE REALMENTE CONTA.
    VALEU!!!

    ResponderExcluir
  3. gostei muito ................

    ResponderExcluir
  4. adorei pro meu trabalho de escola!... vlw
    mais beisebol ta loco muito diferente!

    ResponderExcluir
  5. Cuba referencia no esporte, será que um dia chegaremos la? rs

    ResponderExcluir
  6. um texto com uma relevância de extrema importância, para todos.. mostra a diferença de esporte apresentado pelo capitalismo, onde poucos são beneficiado.. o capitalismo importa-se com resultado, e não se preocupa com a formação de sujeito e sim de cidadão...

    ResponderExcluir