terça-feira, 25 de outubro de 2011

Maioria dos brasileiros está longe dos esportes


Embora o país esteja prestes a receber dois dos maiores eventos mundiais do esporte -as Olimpíadas e a Copa do Mundo-, 62,6% dos brasileiros não praticam nenhuma de suas modalidades.
A conclusão é de um estudo feito pela consultoria de marketing esportivo Sport+Markt, que entrevistou mais de 46 mil pessoas em todos os Estados do país. 
E, se o brasileiro anda sedentário, a situação da brasileira é ainda mais preocupante. Apenas 27,6% das mulheres fazem regularmente algum tipo de esporte.
"Muitas mulheres ainda dedicam parte do seu dia a outros afazeres, como cuidar da casa e da família, o que acaba se refletindo no resultado final", disse Cesar Gualdani, sócio-diretor da empresa, com base no que a equipe da pesquisa ouviu de justificativa das participantes.
Além do gênero, o nível econômico e a faixa etária também influenciam na prática esportiva. O estudo mostrou que as pessoas mais ativas são as que têm condição financeira mais elevada. 
O Sul é a região proporcionalmente com a maior quantidade de pessoas praticando esportes, quase 54% dos homens e 32% das mulheres. Entre os homens, a cidade de São Paulo ocupa a terceira posição na lista das capitais mais esportivas. Com 54,5% deles praticando alguma modalidade, fica atrás apenas de Porto Alegre (61%) e de Florianópolis (54,9%).
As mulheres paulistanas não são tão ativas -com 25,6%, a cidade ocupa a nona posição na lista encabeçada por Florianópolis, que tem Santos na sétima posição. 
Apesar das praias, as cariocas ocupam apenas a 15ª colocação no ranking. "Esse resultado é preocupante. A obesidade hoje é uma epidemia no Brasil. Precisamos aproveitar a visibilidade dos grandes eventos esportivos para divulgar a importância de se exercitar", disse Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física. 
Como esperado, futebol lidera com folga a preferência nacional 
O futebol reina absoluto entre os esportes mais praticados no país. Sua versão "tradicional" -de campo- é praticada por 11,6% dos brasileiros e lidera a lista das modalidades favoritas.
O futsal vem logo atrás, na terceira posição, praticado por 6,4% das pessoas. O chamado futebol society (jogado em grama sintética e com sete jogadores) ocupa a quinta colocação, com 2,8%.
Apesar do domínio da bola no pódio, a corrida e a caminhada também mostraram sua força. Agrupadas na mesma categoria que o atletismo, as modalidades estão na vice-liderança, sendo praticadas por 6,5% dos brasileiros.
Considerando só as mulheres, o grupo corrida/caminhada/atletismo é o mais praticado e lidera com folga em todas as regiões do país. "Corrida e caminhada são mais simples de começar porque não precisam de uma grande estrutura material ou de aparelhos", avalia Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física.
Ele alerta, porém, que apesar da aparente simplicidade é importante ter orientação de um profissional. "Se mal executados, esses exercícios podem facilmente provocar uma lesão", disse.
De acordo com Steinhilber, do ponto de vista da saúde, não existe uma modalidade melhor do que a outra. Alguns esportes, como o remo e a natação, no entanto, são mais completos porque trabalham praticamente todos os grupos musculares. Enquanto a natação é praticada por apenas 1,7% dos brasileiros, o remo não tem nem um lugar só seu na lista. Ele aparece agrupado em "outros", que são praticados por 2,5% das pessoas.


Fonte: Folha de S. Paulo

2 comentários:

  1. OLÁ
    LEGAL ESTE SEU COMENTÁRIO DE HOJE PEQUI, POIS OS BRASILEIROS NA SUA MAIORIA NÃO TEM CONSCIENCIA DA NECESSIDADE DE PRAATICAR UM ESPORTE. TUDO ISSO É REFLEXO DA POLITICA EDUCACIONAL QUE NADA INVESTE E FORMAMOS JOVENS DESPREPARADOS EM TODOS SENTIDOS.
    POR OUTRO LADO O MEGA EVENTO QUE VAI ACONTECER AQUI NA MINHA VISÃO VAI ATENDER APENAS A UM GRUPO DE PRIVILEGIADOS, OS CAPITALISTAS, ENQUANTO A POPULAÇÃO E OS TURISTAS ENFRENTARÃO TODAS DIFICULDADES DE LOCOMOÇÃO, SEGURANÇA E TANTAS OUTRAS.
    PARECE MESMO UM CONTO DE FADAS, EM SALVADOR ATÉ HOJE SÓ PARA ILUSTRAR O ASSUNTO EM FOCO O METRÔ NÃO FOI INAUGURADO E POR AÍ VAMOS LEVANDO A VIDA...

    ResponderExcluir
  2. OLÁ PEQUI

    ADOREI SEU TEXTO, RETIRADO DA FOLHA DE SÃO PAULO; FICOU CLARO QUE A COPA AQUI FOI UMA JOGADA DE GRANDES EMPRESARIOS, ESTES NÃO ESTÃO PREOCUPADOS COM REPRESENTATIVIDADE DE BRASILEIROS COM MEDALHAS, E SIM COM RETORNO FINANCEIRO.......
    VAMOS FAZENDO A NOSSA HISTORIA E ESPERANDO O DESENROLAR DAS INAUGURAÇÕES QUE POR AQUI NADA DE ACONTECER

    ResponderExcluir