quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A hidroginástica e a hidroterapia

A hidroginástica é um conjunto de exercícios coporais realizados em uma piscina com o objetivo da manutenção profilática da saúde.
Visa o fortalecimento muscular, o condicionamento físico geral, cardiovascular e respiratório. A hidroginástica proporciona bem estar e interesse ao paraticá-la e ao melhor conhecêla, criando novs relações com o próximo, o ambrinete e consigo mesmo.
A hidroginástica é uma atividade de intervenção do Profissional de Educação Física, portanto, somente ele está habilitado para tal.
A hidroterapia, por sua vez, é um recurso fisioterapêutico que tem sido cada vez mais utilizado na áre médica para se obter uma recuperação mais rápida e melhor dos pacientes. Na hidroterapia, são traçadas condutas e exercícios personalizados para cada pessoa, de forma a acelerar e facilitar a reabilitação.
Ela trata as disfunções ortopédicas, vasculares,respiratórias, traumatológicas,neurológicas e pós-cirúrgicas dentro da piscina.O tratamento é realizado por um fisioterapeuta.
Hidroginástica e e hidroterapia são duas atividades claramentes distintas, ainda que os objetivos de ambas sejam processados através da exercitação física no meio aquático.Pode-se então acrescentar que não existe aula de hidroterapia.
Concluindo, você pode vê que hidroterapia e hidroginástica são bem diferentes.Ambas são saudáveis, mas têm finalidades e procedimentos diversos, e as práticas são supervisionadas por profissionais com formações distintas.O problema é quando um profissional excede os limites da sua área de atuação e invade a atividade que é de competência de quem está habilitado para praticá-la.

2 comentários:

  1. Certo! Cada um na sua!
    Fazer hidroginástica é muito bom =)

    ResponderExcluir
  2. OLÁ PEQUI

    MUITA BOA EXPLICAÇAO SOBRE A HIDROGINASTICA E A HIDROTERAPIA. POR AQUI VEMOS CADA DIA MAIS AS PESSOAS OPTANDO POR ATIVIDADES NA ÁGUA, NÃO SEI SE SABERÃO DISTINGUIR OS DOIS
    PORTANTO SÓ NOS RESTA DIVULGAR O SEU BLOG!

    ResponderExcluir