quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Experiência com o esporte: O Karatê

 Sempre que possível vou publicar aqui uma entrevista com as pessoas que tiveram uma experiência no esporte em alguma fase da sua vida.
Hoje a entrevista foi feita por email e foi realizada com a Regina Oliveira.

Pequi: Como conheceu o Karatê?
Regina: Conheci as artes marciais, em especial o Karatê, já na idade adulta, quando levava meu filho para praticar, este sim, começou bem novinho. Era uma criança tímida que quando me via e ou o pai nas apresentações, o coitado amarelava, como se diz na gíria. Bastante estimulado pelo sensei (professor de karatê) fui tomada pelo desejo de também aprender, treinar, já que observava o progresso do meu filho que ficava mais seguro de si, motivado, disciplinado e confiante.

Pequi: O que significa o Karatê?
Regina: O Karate é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias”, o ” do “, é a via ou o modo de atingir a perfeição, usando a inteligência e o corpo, contribuindo para a formaçao integral do homem.

Pequi: Você acha que o Karatê exige disciplina por parte de quem pratica?
Regina: A prática do Karatê exige muita disciplina por conta dos treinos, estimula a coordenaçao motora e os reflexos, além disto trabalha com valores como auto controle, concentração e integridade. 

Pequi: Como funciona o Karatê?
Regina: Esta arte marcial tem os katas que nada mais é do que movimentos sicronizados fazendo com que o atleta aprenda a se defender em todos os possíveis lados, já que se simula uma luta imaginária e de acordo o grau de aprendizado, a sua graduação vai subindo, sendo aprovado vai mudando a  cor da faixa, que inicia com a cor branca, depois amarela, vermelha, verde, que são três estágios, roxa, marrom e finalmente a preta. Cada faixa tem uma katá correspondente, e é preciso dominar a técnica para passar  por todas elas. Já o Kumite é o enfrentamento de um adversário, mostrando suas técnicas 

Pequi: Por que parou de praticar o Karatê?
Regina: Meu contato com o Karatê durou pouco, cheguei ate a faixa vermelha, foi quando ao realizar um exame  cardiologico fui diagnosticada  com hipertrofia ventricular,que é o aumento de uma parte do coração. A  pratica  deste esporte é  considerado atividade anaeróbica, ou seja nao há queima de oxigenio pelo músculo e no meu caso especifico preciso de atividade aerobica, que seja oferecida energia e oxigênio aos poucos para todo o corpo.Sem falar nos golpes dados com os braços, estes aumentavam os riscos para sobrecarregar o meu coração, este cardiologista me aconselhou a me afastar dos treinos e me despedi cheia de saudades.

Pequi: Qual as suas dicas finais?
Regina: Caso a pessoa deseje aprender as técnicas do Karaté, se nao tiver nenhum impedimento de saúde, é uma boa pedida, mas antes é imprescendivel a avalição médica e a do educador físico, para não ficarem expostos ao riscos do treino sem as devidas orientações. Quanto a idade, sexo é para qualquer um, pois o treino é feito de acordo as suas capacidades.

Agradeço a Regina pela contribuição para este blog.

 

Um comentário:

  1. OLÁ PEQUI

    ADOREI ESTA ENTREVISTA, ESTAREI SEMPRE AS ORDENS PARA CONTRIBUIR COM DADOS SOBRE TEMAS AFINS

    ADOREI ESTE KARATECA! AINDA ESTE SHOTO KÉ

    ResponderExcluir