sábado, 11 de junho de 2011

O Consumismo

“O consumismo é o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços. É também uma característica do capitalismo e da sociedade moderna rotulada como “a sociedade de consumo”.
O consumista diferencia-se em grande escala do consumidor, pois este compra produtos e serviços necessários para sua vida enquanto aquele compra muito além daquilo de que precisa.
As consequências ruins ao consumista são: processos de alienação, exploração no trabalho, multiplicação de supérfluos. Além disso, o meio ambiente também sofre com este “mal do século”, pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e a grande quantidade de lixo.” Gabriela Cabral.
Quando usamos o nosso dinheiro com sabedoria e compramos somente aquilo que realmente precisamos  não entramos nesta onda do consumismo.
Acredito que a escola teria um papel fundamental para ensinar desde sedo as crianças a administrarem o dinheiro. Por aqui algumas escolas adotam visitas aos supermercados para os alunos aprenderem a pesquisar preços, verificar quanto podem gastar, e assim o Brasil pode ter futuros jovens conscientes do que podem consumir.
         No dia dos namorados a onda do consumismo ataca as pessoas e devemos tomar cuidado para que as dívidas não virem uma bola de neve.

Um comentário:

  1. OLÁ JC

    DE TANTO O POVO SE ENVEREDAR NO CONSUMISMO, JÁ EXISTE UMA NOVA CLASSIFICAÇÃO PARA UMA BOA PARTE DA POPULAÇÃO, OS SUPER ENDIVIDADOS!
    O POVO ESTICA A DÍVIDA COM OS CARTÕES DE CRÉDITO, ACHANDO QUE É SALÁRIO.
    O POVO CANALIZA SUAS FRUSTAÇÕES COMPENSANDO COM O CONSUMO DE SUPÉRFLUO.
    PRECISAMOS APRENDER A LIDAR COM A ECONOMIA DOMÉSTICA!

    ResponderExcluir