segunda-feira, 6 de junho de 2011

O papel da escola na formação corporal da criança


A escola é meio educacional onde o ser humano é capaz de aprender vários conteúdos para a sua formação. É neste espaço que o docente tem em mãos o papel de educar. “É papel da escola formar cidadãos, dar ao alunos os ensinamentos de que eles necessitam para viver e trabalhar neste mundo de evolução, bem como orientá-los para a vida.”Portanto todos os conteúdos existentes na escola são importantes para a formação corporal do aluno, sendo que vou falar aqui sobre a Educação Física.
A Educação Física nos tempos modernos tem papel fundamental para a formação corporal, pois trabalha diretamente com o corpo do aluno, porém tem que respeitar a cultura corporal desse indivíduo para que ocorra uma aprendizagem eficaz.
Assim, por uma perspectiva de educação, seria fundamental considerar os procedimentos, os fatos, os conceitos, as atitudes e os valores como conteúdos, todos no mesmo nível de importância.
“A Educação Física então ultrapassa ensinar somente esporte, ginástica, dança, jogos, e o passar conhecimentos sobre o próprio corpo para todos, em seus fundamentos e técnicas, mas inclui também os seus valores, ou seja, quais atitudes os alunos devem ter nas, e para as atitudes corporais.” E finalmente, busca garantir o direito do aluno de saber o por que ele está realizando este ou aquele movimento.
Quando o aluno aprende a jogar, por exemplo, uma queimada ou vôlei, ele deve aprender quais os benefícios de tais praticas, por que se praticam tais manifestações da cultura corporal, quais as relações dessas atividades com a produção da mídia.... etc.
Portanto ensinar uma contextualização das informações, como se relaciona com os colegas, reconhecerem quais os valores está por trás de tais práticas seriam muito importante para sua formação. Não são somente os esportes na sua prática que devem ser ensinados.
Sendo assim; que produtos da atividade humana construídos no processo aprendizagem devem ser assimilados pelas novas gerações?
Que conteúdos da educação física devem adquirir para se tornarem preparados para enfrentar as exigências da vida social, do exercício da cidadania e as lutas pela melhoria das condições de vida de trabalho e de lazer?
Vocês sabem o que seus filhos estão aprendendo nas aulas de educação física ?

Um comentário:

  1. OLÁ JC

    ADOREI O TEXTO!

    FICO AQUI PENSANDO QUANTO TEMPO PERDEMOS SEM VOCE ADOTAR DE VEZ O "BLOGMANIA",MAS FAZER O QUE?
    DESFRUTAR O AQUI E AGORA!
    QUANTO AO TEXTO, O PAPEL DA ESCOLA É FUNDAMENTAL NA FORMAÇAO DO SER HUMANO, PREPARA PARA TODA A VIDA! SÓ FICO PREOCUPADA QUANDO PAIS IRRESPONSAVEIS SE OMITEM NA EDUCAÇÃO DOMESTICA E ACHAM QUE A ESCOLA FARÁ POR ELES
    ABRAÇOS E ATÉ O PRÓXIMO ARTIGO
    TOME LOGO GOSTO E PREPARE LOGO OUTRO!

    ResponderExcluir