terça-feira, 14 de junho de 2011

Qual é o papel da escola para evitar o bullying escolar?

   "A escola é corresponsável nos casos de bullying, pois é lá onde os comportamentos agressivos e transgressores se evidenciam ou se agravam na maioria das vezes. A direção da escola deve acionar os pais, os Conselhos Tutelares, os órgãos de proteção à criança e ao adolescente etc.Caso não o faça poderá ser responsabilizar por omissão. Em situações que envolvam atos infracionais a esola também tem o dever de fazer a ocorrencia policial. Dessa forma, os fatos podem ser devidamente apurados pelas autoridades competentes e os culpados responsabilizados. Tais procedimentos evitam a impunidade  e inibem o crescimento da violencia e da criminalidade infantojuvenil."
Fonte: Cartilha Projeto Justiça nas Escolas. Autora: Ana Beatriz
     Muitas escolas hoje em dia ainda tem medo de fazer ocorrência polícial para os alunos devido a onda de tanta violência e ameaça aos professores. Mas seria interessante as escolas ficarem atentas aos seus direitos. E os professores, será que eles também não sofrem bullying?

Um comentário:

  1. OLÁ JC

    PENSO QUE AS CRIANÇAS ESTÃO MAIS AGRESSIVAS, COMPORTAM-SE COMO SE FOSSEM RÉPTEIS, DEFENDENDO SEU ESPAÇO E VEJO QUE A CRIANÇA VÍTIMA DO BUULLYING,NAO TEM APOIO EM CASA,SOFREM, ALGUNS REAJEM, OUTROS SAO SUBJUGADOS E POR AÍ VAI..
    QUANTO AOS PROFESSORES TEM QUE DENUNCIAR, FISCALIZAR O COMPORTAMENTO DE SEUS ALUNOS.
    SOU MUITO FÃ DA AUTORA QUE CITA ANA BEATRIZ, ELA É MUITO COMPETENTE NESTA ÁREA E SEMPRE NOS PASSA BOAS IDEIAS.
    AINDA BEM QUE ESTÁ TENDO TEMPO DE POSTAR, POR QUE ANDO MEIO SEM INSPIRAÇÃO, POR CONTA DE TODAS AS MNHAS ATRIBUIÇÕES

    ResponderExcluir