quinta-feira, 9 de junho de 2011

Aprendendo um pouco de futebol

     Uma das manifestações culturais mais importantes dos nossos tempos é o futebol. É através dele que milhares de pessoas choram, brigam, fazem amizades, ganham dinheiro.....Mas nem todos tem a sorte de ser um jogador profissional, pois é necessário antes de tudo ter habilidade e depois traçar um caminho muito longo para chegar até um clube. Confesso que o caminho é  longo e muito difícil pois  quem pensa em ser um jogador , necessita correr atrás dos seus sonhos com muita paixão e perseverança.
    O profissionalismo surgiu no Brasil em 1933, porém desde 1910 as recompensas em dinheiro após as partidas ( os bichos), já eram de uso corrente. Quando o público começa a assistir os jogos, a disponibilidade de pagar abre o caminho do profissionalismo.
   O futebol realmente é um jogo coletivo e necessita da participação de todos. Existe os laterais, os zagueiros, os atacantes,os goleiros .Cada um tem uma função dentro do gramado e todas as posições são importantes.
    Para entender por que o Robinho não foi falado no último jogo da dispedida de Ronaldo, é fundamental saber que cada jogador desempenha uma função na hora do jogo. O Ronaldo era o atacante, e o atancante tem as seguintes funções: ofensiva, com objetivo de fazer gols e também  dar assistências para seus companheiros.
  O Ronaldo recebe o apelido de fenômeno por que foi um jogador diferenciado, sua capacidade de raciocinio rápido, suas arrancadas, seus dribles, seus chutes precisos, seus cabeceios, fez dele o jogador fenômeno. É claro que sem ajuda dos companheiros ele não faria tudo isso, pois o esporte coletivo só é realizado com a participãção de todos.
  Fenômenos são todos nós Brasileiros que lutamos no dia dia, só que infelizmente são poucos que recebem os holofotes.......

Um comentário:

  1. OLÁ JC

    PROVIDENCIAL SUA EXPLICAÇÃO SOBRE AS REGRAS DO FUTEBOL, DEU UMA CLAREADA NAS IDEIAS.
    SEGUNDO ROBERTO DA MATTA, O POVO ADORA FUTEBOL POIS AS PESSOAS SE SENTEM JUIZES, JOGADORES, ETC, SENSAÇÃO DE IGUALDADE, DE PROJEÇAO.
    PAIS DE BOLA E CARNAVAL!

    ResponderExcluir