terça-feira, 22 de novembro de 2011

Academias da Saúde

O Ministério da Saúde homenageou no dia 11 quinta-feira cinco prefeituras que estimulam a prática de atividades físicas. Elas são Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Vitória, que inspiraram o programa Academias da Saúde, lançado em abril. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a meta do governo federal é ter 4 mil polos das Academias da Saúde até 2014. Dois mil projetos já foram selecionados e vão receber R$ 180 mil para compra de equipamentos, além de R$ 36 mil mensais para custeio.
Uma das iniciativas mais antigas é a da capital capixaba, que começou em 1991 e já conta com cerca de 24 mil pessoas praticando atividades físicas regulares. "Estruturamos módulos de atividade física que se espalharam pela cidade. Hoje, todas as regiões de Vitória têm um módulo. E isso cresceu para além das atividades. Nas unidades de saúde, temos atividades com grupos de mulheres, de gestantes, de hipertensos, de diabéticos", afirmou o secretário de Saúde da capital, Luiz Carlos Reblim. A secretaria também promove atividades específicas para idosos. Há na cidade 20 academias para esta faixa etária e, até o início de 2012, o número deve chegar a 50. Nesses lugares, os idosos fazem exercícios, musculação, caminhadas, hidroginástica e ginástica localizada.
Muito interessante a academia da saúde, só espero que as contratações dos profissionais sejam por concurso, assim tudo seria mais justo.

2 comentários:

  1. OLÁ PEQUI

    O PROJETO É BOM DEMAIS! SERÁ QUE TEM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ORIENTAR A POUPULAÇÃO? QUE PENA QUE NÓS BAIANOS NÃO FOMOS COMTEMPLADOS.
    FAZER O QUE NÃO É?

    ResponderExcluir
  2. olá
    legal estas academias de saúde pq incentivam e muito os idosos, e assim a saúde, a prevenção tudo fica bem.
    vamos torcer para que esta modalidade se estenda por todo país e que aproveite os profissionais de forma justa que é o concurso.

    ResponderExcluir