sábado, 17 de agosto de 2013

Mestre Galdino

Manoel Galdino de Freitas, popularmente conhecido como Mestre Galdino, foi um dos mais importantes escultores do Brasil no século XX.

Ceramista e poeta pernambucano, nasceu em 1924, no município de São Caetano, e faleceu em 1996, no Alto do Moura, em Caruaru.

Na década de 1940, Galdino se mudou para a cidade de Caruaru, onde se casou com Maria Marciolina, rendeira e ceramista, com quem teve três filhos. Trabalhou em olaria, fazendo telha e tijolo, e foi empregado da prefeitura, exercendo a atividade de pedreiro. Neste período começou sua iniciação na modelagem do barro.
Por ter uma produção extremamente original, muito diferente dos demais artistas da localidade, seu trabalho chamou a atenção de especialistas em arte e da mídia em geral, extrapolando os limites do Alto do Moura, tornando-se conhecido por grande parte da elite brasileira.

Em sua homenagem existe no Alto do Moura o Memorial Mestre Galdino. Seu trabalho integra o acervo de importantes coleções particulares e pode ser admirado em diversos museus de arte popular do nosso país.
Fonte: OLIVEIRA, Albino. Mestre Galdino. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife.

O memorial de Mestre Galdino é um local que todos que vão ao Alto do Moura precisam conhecer, os dizeres que estão lá são uma aula de sabedoria.
Fotos Pequi

2 comentários:

  1. Pequi Pensante,

    Todos deveriam ter a oportunidade de conhecer a nossa rica cultura brasileira...
    Mestre Galdino era um grande artista, mas quem sabe disto? Ainda bem que há o seu blog para nos informar. Parabéns pelas postagens e continue sempre nos informando sobre a nossa cultura.
    Jacqueline

    ResponderExcluir