segunda-feira, 30 de abril de 2012

Redes sociais e aprendizagem

Você adiciona seus alunos no Facebook? Troca recados via Twitter? Já produziu um vídeo com a turma para o Youtube? Usa a Wikipedia como fonte de pesquisa? 

Com tantas redes sociais os professores e  escola têm que ficar a cada dia atualizados para uma melhor qualidade de ensino. Os professores precisam atualizarem e começar a utilizar as redes  sociais como ferramenta de ensino. Porém, ai vem a questão das escolas públicas que na maioria nem computador tem....este é um problema sério....Mas....é preciso pelo menos tentar ultizar alguma rede social. Hoje vou colocar aqui uma explicação que achei ao pesquisar na net sobre o twiter,e quem sabe aprendendo um pouco mais dessa ferramenta algum educador anima em usá-la em suas aulas?

O Twitter é um site que permite enviar e receber mensagens curtas. A ideia veio dos amigos Biz Stone, Jack Dorsey e Evan Willians, dos Estados Unidos, que queriam compartilhar entre eles comentários gerais sobre suas rotinas. Em meados de 2006, surgiu então a ferramenta que mistura as características de uma rede social com a objetividade de uma mensagem de texto de celular.

O Twitter ainda está disponível somente em inglês. Apesar disso, seu funcionamento é simples. O primeiro passo para entrar na rede é a inscrição gratuita, feita em ''Sign up''. Para isso, informe seu nome completo (Full name), escolha um apelido (nickname), uma senha (password) e informe seu email. Caso apelido escolhido já pertença a outra pessoa, o sistema impede sua inscrição, mas basta trocá-lo até que encontre um disponível. 

 No twitter só podemos escrever 140 letras, por isso ele é para frases rápidas, mas de uma ulidade muito boa.Tem pessoas que acham ele ruim, mas com o tempo você pode ter certeza que ele é muito eficiente, principalmente para quem anda com a agenda cheia. Com esta rede os alunos podem aprender a ter um raciocínio rápido, pois precisam comunicar com poucas palvras. 

Fonte: pequisas na internet

Bem quem tiver mais dúvidas posso postar mais coisas sobre o twitter.

Eu já tenho o meu twitter e você já tem o seu? O que está esperando? 

www.twitter.com/pequipensante

4 comentários:

  1. OLÁ PEQUI

    NESTE MUNDO GLOBALIZADO, VELOZ, QUE INTERNET PASSOU A SER A FERRAMENTA MAIS FREQUENTE DE COMUNICAÇÃO DOS JOVENS, NAO FOI FEITA PENSANDO NOS JOVENS DE ESCOLAS PÚBLICAS, SINTO MUITO, ELES PODEM ATÉ SE SENTIR EXCLUIDOS, MAS O SISTEMA CAPITALISTA É BRUTO E TUDO,MAS TUDO MESMO É FEITO, PENSADO,PLANEJADO PARA QUEM TEM BALA NA AGULHA, OU SEJA, QUEM TEM CAPITAL PARA INVESTIR!
    DE QUALQUER SORTE, SUA EXPLICAÇÃO É MUITO BOA,COMO TUDO NA VIDA TEM OS PRÓS E OS CONTRAS, SE A PESSOA É PUBLICA NÃO PODE FICAR SE EXIBINDO,MAS SABENDO UTILIZAR AS REDES, CONSEGUIMOS GARIMPAR MUITA COISA BOA, ATÉ EDUCAR AS PESSOAS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é o mundo capitalista divide tudo e os que tem acesso as coisas boas da vida nem sempre sabem utiliza-los com sabedoria. Seria muito interessante se os alunos das escolas públicas aprendessem a utlizar estas ferramentas para melhor aprendizagem.

      Excluir
  2. oi
    MUITO BOA SUA EXPLICAÇÃO SOBRE UM ASSUNTO TÃO ATUAL E TÃO UTILIZADO PELOS QUE TEM CERTO PODER AQUISITIVO.
    VAMOS TORCER PARA QUE TODO ESTE APARATO CHEGUE ATÉ OS NOSSOS ALUNOS QUE SÃO TÃO CARENTES DE TUDO....MAS CREIO AINDA SER DIFICIL PQ NO NOSSO PAÍS A PREOCUPAÇÃO GIRA EM TORNO DO CAPITAL E NÃO DO SER HUMANO.
    MAS VAMOS TER FÉ!!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom este post! Bem esclarecedor :)
    Não estou nem no twitter, nem no facebook! Devo ser a única pessoa no mundo! Não me atrai nada, e também não tenho tempo, o pouco que tenho é só mesmo para o blog :(
    Talvez um dia mude de idéias ;)

    Obrigada pela sua visita e pelo comentário querido<3

    beij♥s

    "Dicas de saúde, beleza, e exercício físico"



    ResponderExcluir