quinta-feira, 22 de março de 2012

O papel do técnico no voleibol

Achei este texto do autor Leandro Pereira e vou repassar aqui.
O texto leva a vários questionamentos do papel do técnico de vôlei e isso vale para a vida também. Boa leitura para todos.

O voleibol é uma modalidade esportiva que está ganhando bastante popularidade no Brasil e no mundo. Um dos motivos desse crescimento é a maneira fácil com a qual os seus praticantes se divertem. Pressupõe-se que a "felicidade" dos praticantes se origina da simplicidade das habilidades exigidas da prática da modalidade. Mas a verdade é que as habilidades envolvidas na modalidade são de alto nível técnico e, consequentemente, de difícil execução ? o que facilitaria a frustração de seus praticantes. O grande responsável pela "felicidade" dos praticantes do voleibol é o treinador/técnico. "Um técnico assume a responsabilidade de fazer qualquer coisa para que os jovens de seu time tenham uma experiência esportiva agradável e segura ao aprenderem as habilidades esportivas" (UGRINOWITSCH; BARBANTI, 1999, p. 4).
Logo, para ser um bom técnico não é suficiente conhecer as regras e entender de técnica e tática, é preciso também ter alguns comportamentos essenciais para o sucesso de sua equipe.
Um bom técnico de voleibol  não o de alto rendimento, mas o voltado para saúde física e mental  não deve se preocupar apenas com o desenvolvimento técnico de seus atletas, mas também com seu bem-estar psicológico. O importante na prática do voleibol é que os atletas se divirtam, mesmo que as execuções dos fundamentos não saiam corretas. Ugrinowitsch e Barbanti (1999, p. 4) acreditam que se o técnico tira a diversão do voleibol, ele tira os atletas do esporte.
Assim, o bom técnico de voleibol deve ter como objetivos em seus treinamentos a diversão: fazer com que seus jogadores gostem de praticar a modalidade; o desenvolvimento: a aprendizagem das regras e habilidades exigidas no esporte e; a vitória, respectivamente.
O treinamento de voleibol de alto rendimento prioriza a competição, a vitória, o troféu, a medalha, o podium etc. Mas o treinamento de voleibol como uma forma de atividade física objetivando a saúde deve priorizar a diversão de seus praticantes.
O bom técnico de voleibol deve dar bons exemplos de comportamento, permitir a participação e valorizar todos os esforços de seus atletas. O bom técnico faz com que seus atletas tenham, no futuro, caráter e bons relacionamentos através de boas experiências que tiveram no esporte.
 

3 comentários:

  1. Legal essas informações, você é uma apaixonada pelo vôlei, já foi jogadora??O técnico deve ser de suma importância,mas uma boa atleta faz toda a diferença!!
    Amanhã tem mais ,não é?? rsrsrs

    Beijokas, boa sexta e bom jogo!
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ PEQUI

    COINCIDENCIA OU NÃO HOJE TAMBÉM ABORDEI SOBRE FELICIDADE, SIMPLICIDADE, AS MESMAS VIRTUDES QUE O TECNICO CITOU PARA CONSEGUIR MOTIVAÇÃO PARA AS ATLETAS DO VOLEI.
    SABEMOS QUE O TÉCNICO DEVE TER UM PAPEL AGREGADOR PARA AS JOGADAS, PARA O RESULTADO
    É ISTO SE ESFORÇE PARA NOS PASSAR BOAS INFORMAÇOÕES,POIS TEMOS SEDE DO SABER!

    ResponderExcluir
  3. OLÁ
    É ISSO MESMO O TÉCNICO DEVE SER DOTADO DESSES PREDICADOS E DISCIPLINA VISANDO SEMPRE ATINGIR A SUA META, QUE É O RESULTADO POSITIVO DO GRUPO

    ResponderExcluir