terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Crianças e exercícios físicos em ambientes quentes

Devido às suas características fisiológicas, as crianças atletas têm um risco maior que os adultos de apresentar as doenças provocadas pelo calor quando se exercitam em ambientes quentes e úmidos. Os pais devem conhecer essas características e implicações para a saúde e prática esportiva. Além disso, devem tomar medidas para prevenir a desidratação e os problemas de saúde provocados pelo calor em crianças que se exercitam em ambiente quente e úmido. Como estamos no verão é sempre bom os pais ficarem atentos para que as crianças não façam esportes em ambientes muito quentes.A hidratação é sempre importante.
O bom funcionamento do corpo depende da manutenção constante da temperatura; o interior do corpo se mantém a uma temperatura média de 37° C e funciona adequadamente em uma faixa de variação muito limitada da temperatura. Se os limites inferiores e superiores forem ultrapassados (33-41°C), pode ocorrer a morte. O calor metabólico que se acumula no interior do organismo durante o exercício deve ser transferido para a pele, para ser dissipado ao meio ambiente. A dissipação de calor através da pele ocorre por diversas vias existentes para prevenir que haja acúmulo excessivo do calor produzido. Quando a temperatura ambiental excede a da pele, a evaporação do suor é o único mecanismo pelo qual o corpo consegue perder calor. Se a perda de líquidos não for reposta por meio da ingestão adequada de líquidos durante o exercício, pode haver a instalação da desidratação ou a perda excessiva de líquidos corporais.

6 comentários:

  1. OLÁ PEQUI

    VIVA A DEMOCRACIA NESTE BLOG!
    TEMA POSTADO, MELEFICIOS DE UM AMBIENTE QUENTE PARA O ATLETA,MAS OS COMENTARIOS DEIXADO, O PROTESTO, A INSENSIBILIDADE QUE O GOVERNO MINEIRO VEM CONDUZINDO A CATEGORIA DOS EDUCADORES. É PRECISO LUTAR, SABEMOS QUE SEM EDUCAÇÃO NÃO HÁ SOLUÇÃO, É O PROFESSORES MAL REMUNERDADOS, DESMOTIVADOS, NAO TERÃO COMO SE PREPARAR
    É ISTO AI, TEM QUE AGITAR, MOSTRAR A ELES NA HORA DO VOTO!

    ResponderExcluir
  2. Queria entender os ataque que sofri hoje com ofensas e protestos de professores de Minas. Gente não sou de nenhum governo, e este espaço é para todos que quiserem manifestar.Mas ofensas é duro

    ResponderExcluir
  3. ensina ou passe por favor a receita do doce de Pequi sou apaixonada pelo Pequi! moro em São Pulo
    bjos
    Delci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou providenciar a receita para você, O Pequi é mesmo uma delícia.OBrigada pela visita

      Excluir
  4. Olá Pequi :)

    Está completamente certa, é muito mau para os adultos fazerem exercício físico em ambientes quentes, e para as crianças muito pior!!

    Muito bom este post :)

    beij♥ss

    "Dicas de saúde, beleza, e exercício físico em casa"



    ResponderExcluir