sexta-feira, 24 de maio de 2013

Pessoas que usam betabloqueadores e o exercício físico

  Considerando-se o fato de os betabloqueadores serem bastante utilizados para o tratamento de diversas cardiopatias, a prescrição do exercício físico para os usuários desses medicamentos deve ser feita sempre com muita cautela. 
  Como a prescrição da intensidade do exercício físico utilizada em programas de prevenção e reabilitação cardíacas baseia-se principalmente na freqüência cardíaca como indicador de intensidade de esforço, deve-se ter maior cuidado com usuários de betabloqueadores, pois estes atuam diretamente na freqüência cardíaca, reduzindo-a, ou seja, a freqüência cardíaca máxima em um teste ergométrico e a freqüência cardíaca de repouso de usuários de betabloqueadores estão sempre diminuídas. 
  Assim, para não haver erro na prescrição do exercício físico para esses indivíduos, é importante que seja realizado teste de esforço sob o uso de betabloqueadores, para que o médico possa avaliar o comportamento das variáveis cardiovasculares durante o esforço e, posteriormente, o professor de educação física possa prescrever adequadamente a intensidade de exercício a ser realizado e a faixa de freqüência cardíaca a ser controlada nas sessões de condicionamento físico. 
  Dessa forma, o comportamento da freqüência cardíaca durante o treinamento físico será equivalente ao do teste de esforço.
  O efeito que o medicamento exerce sobre a freqüência cardíaca durante o teste de esforço, modulando seu aumento, será reproduzido quando o indivíduo estiver se exercitando, fazendo com que, dessa forma, a prescrição esteja adequada. 
  Depois de obtidos os valores da freqüência cardíaca em repouso e no exercício físico máximo dos usuários de betabloqueadores, a prescrição de treinamento físico pela freqüência cardíaca , pela porcentagem da freqüência cardíaca máxima ou reserva
  Vale a pena ressaltar que, em portadores de doença cardiovascular, mesmo com bom condicionamento físico, a prescrição de exercício físico deve ser equivalente à de um indivíduo de mesma idade sedentário saudável, ou seja, a intensidade não deve ultrapassar 50% a 70% da freqüência cardíaca de reserva.
  É super importante que o médico e o profissional de educação física trabalhem em conjunto para que o  seu cliente betabloqueado tenha bons resultados.

3 comentários:

  1. Legal, saber dessas informações, querida.

    Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber, e muito útil! Obrigada pela visita, fico sempre muito feliz por a ver no meu blog<3

    beij❤s e um óptimo resto de semana❤❤❤

    "Saúde & Beleza - Health & Beauty"




    ResponderExcluir
  3. Mt bom, amei este relato sobre bete-bloqueadores.

    ResponderExcluir