terça-feira, 9 de outubro de 2012

Profissional de Educação Física

Publicada em: 5/10/2012 às 14h11m
Autor: Comunicação - CONFEF


Nota de esclarecimento: "Exercise is medicine"

O CONFEF esteve presente ontem (4 de outubro) à abertura do 35º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, onde obteve esclarecimentos sobre o programa "Exercise is Medicine", do American College of Sports Medicine. Segundo matérias veiculadas pela mídia, o "Exercise is medicine" será implantado na rede estadual de saúde de São Paulo, numa parceria entre o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) e a Secretaria de Saúde do Estado, para capacitar médicos e outros profissionais da área da saúde a "prescreverem" atividades físicas. 
Na abertura do Simpósio, o dr. Victor Matsudo, diretor científico do Celafiscs, elucidou que a imprensa traduziu erroneamente o termo "prescription" do projeto original, que pode ser tanto prescrição quanto orientação. Matsudo frisou que a capacitação do "Exercise is medicine" tem por objetivo fazer com que os profissionais na área da saúde passem a acrescentar a recomendação de atividades físicas em seus receituários e que orientem os pacientes a procurarem um Profissional de Educação Física.
Portanto: os médicos e outros profissionais da área da saúde NÃO VÃO prescrever atividades físicas, mas sim RECOMENDÁ-LAS e encaminhar o paciente ao acompanhamento de um Profissional de Educação Física.


Então queridos e queridas profissionais da saúde, é necessário que vocês orientem os seus clientes a procurar o profissional de educação física para prescrever os exercícios e não falarem para eles o que eles têm que fazer, afinal não é de competência de vocês.

3 comentários:

  1. Cada um com sua especialidade, quem deve indicar mesmo exercício é o profissional de educação física!! ótimo post de esclarecimentos..Bjs. Sandra

    ResponderExcluir
  2. Segurança e responsabilidade por parte do profissional de educação física.
    Importantíssimo.
    Xeros

    ResponderExcluir
  3. OLÁ PEQUI

    ADOREI ESTA REPORTAGEM,BASTANTE ESCLARECEDORA

    DE FATO O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA É QUEM TEM A COMPETENCIA PARA INDICAR O EXERCICIO FISICO PARA CADA INDIVÍDUO. O PROFISSIONAL MÉDICO COMPETE A DAR O DIAGNOSTICO E PRESCREVER O TRATAMENTO MEDICAMENTOSO E ENCAMINHAR PARA A EQUIPE, COMO QUEM SABE ORIENTAR O QUE COMER: A NUTRICIONISTA, A ARTE DO CUIDADO, É DO ENFERMEIRO(A), COMPORTAMENTO, É A VEZ DO PSICOLOGO, AJUSTA-LO NA FAMILIA E PROPOR MUDANÇAS, OFERECER ACESSOS É A VEZ DO SERVIÇO SOCIAL, DOEU OS DENTES, É VEZ DO DENTISTA, E POR AÍ VAI.....
    CREIO QUE CADA UM NA SUA, QUEM GANHA É O PACIENTE!

    ResponderExcluir