segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Respeite os limites físicos

Nos últimos minutos de uma partida de futebol, no trecho final de uma longa corrida ou depois de seguidas subidas ao bloqueio num jogo de vôlei, pernas e braços parecem fracos, como se não mais obedecessem aos comandos do cérebro. Cansados, os músculos pedem para parar: eles estão entrando em fadiga. No dia seguinte, se o esforço foi demasiado, a dor entra em ação. Pesadas, coxas e antebraços "reclamam" a cada movimento, nos deixando prostrados. Felizmente, esse quadro costuma durar pouco: basta voltar a exercitar o grupo muscular afetado depois de um período de pelo menos 24 horas de descanso.
Todo mundo que faz ou já fez atividade física sabe que a dor e a fadiga são duas sensações normais. Elas funcionam como um alarme do organismo, informando que nosso corpo está operando em sua capacidade máxima e precisa de uma folga. Ignorar esse alerta biológico pode ser bastante perigoso e acabar levando a uma lesão séria, que pode demorar meses para ser curada.
A dor e fadiga não são a mesma coisa. A fadiga não chega a ser um problema sério, mas é preciso respeitá-la e interromper o exercício. "A fadiga pode ser aguda, no caso de um exercício com intensidade maior do que o indivíduo está acostumado, ou crônica, quando a sensação de cansaço é frequente, causada por treinamento em excesso, anemia ou problemas respiratórios
Já com a dor, é preciso ter mais atenção. Como alerta, ela mostra que existe um processo fisiológico não natural do organismo. Ela também é dividida em dois tipos, a do dia seguinte e a dor intermitente. A primeira, mais comum, ocorre depois de trabalhar um grupo de músculos não acostumados ao exercício ou exigidos em excesso. "Ela é resultado de uma pequena inflamação na musculatura e de microrrupturas nas células musculares. Mas, se continuamos nos exercitando regularmente, a dor passa, pois a musculatura se fortalece e se acostuma ao esforço"
Apesar disso, é preciso desmistificar a ideia comum entre os jovens de que, se uma pessoa não sentir dor, não está ganhando força na malhação. "Por pensarem assim, muitas vezes eles exageram na intensidade e na frequência da atividade física. É exatamente aí que surgem os casos mais sérios, como as lesões musculares.Faz parte desse quadro a dor intermitente, aquela que demora a passar. Quando isso ocorre, a musculatura foi lesionada e é necessário procurar um médico

5 comentários:

  1. OLÁ PQ

    MUITO BOA SUA EXPLICAÇÃO DE DOR E FADIGA
    VALEU PELAS DICAS!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, agora minhas dúvidas foram bem elucidadas, valeu! Adoro posts assim: educativos e interessantes.
    Uma boa semana, bjoss
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, o ideal é começar aos poucos... Eu estou sedentária há uns dois anos :O, to querendo voltar a me exercitar e nada melhor que ir devagar, sempre no meu ritmo!

    Beijos

    http://vernasunhas.blogspot.com
    @vernasunhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor maneira de sair do sedentarismo e começar aos poucos e escolher o que mais gosta de fazer .

      Excluir
  4. Oláa,passando para deixar um oi!
    Tenha uma boa semana,beijo !
    www.makeotaku.blogspot.com

    ResponderExcluir