segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Por que temos câimbra enquanto dormimos ou descansamos?

 Ataques de câimbra à noite são bastante comuns, especialmente em pessoas mais velhas. Eles podem ser muito dolorosos, apesar de não serem, em geral, perigosos. Na maioria dos casos, não existe causa aparente para as fisgadas nos músculos, geralmente na panturrilha, que não estejam associadas a exercícios vigorosos, dizem autoridades médicas.

A maioria das câimbras noturnas não está associada a doenças graves por trás, mas diabetes e problemas circulatórios estão entre as condições que devem ser excluídas por um médico, especialmente se a cãibra for freqüente e severa. A câimbra também pode ser um efeito colateral de algum remédio prescrito.

Uma explicação popular para as contrações involuntárias envolve redes de nervos superativas nos grandes músculos da perna. Todavia, não existem evidências conclusivas de que isso é verdade, ou quais causas poderiam estar associadas.

Outros pesquisadores sugerem que as cãimbras são um efeito da desidratação, conhecida por envolver espasmos após a prática de exercícios. O senso comum sugere beber água o suficiente durante o dia e antes de deitar-se, assim como evitar cobertores pesados que impeçam os dedos do pé de ficarem estirados.
Se você desenvolver câimbra, pode relaxar o músculo fisgado com um leve alongamento e uma massagem; caminhar ou ficar de pé, se você agüentar; e talvez um banho morno.

Um comentário:

  1. OLÁ PEQUI

    MUITA BOA POSTAGEM SOBRE A DANADA DA CAIMBRA, QUEM NUNCA TEVE NÃO É?

    SEMPRE ASSOCIO AS MINHAS COM A DIMINUIÇÃO DA OXIGENAÇÃO NO LOCAL, OU SEJA FICAR COM UMA PARTE DO CORPO PARADA SEM FACILITAR A PASSAGEM DO FLUXO SANGUINEO, COM CERTEZA O OXIGENIO CHEGARÁ A MENOR E AI A CÉLULA RECLAMA!

    ResponderExcluir